Turismo sustentável: o crescimento dos Hotéis Boutique Eco-Friendly

Para o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, alinhar o equilíbrio ambiental à viabilidade econômica não é uma novidade. Afinal de contas, desde que iniciamos nossa operação - em 2006 - o turismo sustentável já fazia parte do mindset por aqui. Não é à toa que nos tornamos o primeiro Hotel Lixo Zero do mundo.

Passados quase 15 anos, o setor hoteleiro vem cada vez mais ampliando práticas sustentáveis em suas rotinas. Com isso, o crescimento de Hotéis Boutique Eco-Friendly é notável em todos os continentes.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia este post e informe-se!

A tendência dos Hotéis Lixo Zero

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a tendência dos hotéis lixo zero ganhou força nos últimos 20 anos. Inclusive, o professor de gestão hoteleira da universidade alemã Bad Honnef-Bonn, Willy Legrand, ressalta que já existem hotéis que são carbono positivo e vendem créditos excedentes para outros estabelecimentos.

Legrand, que também é co-autor do livro “A sustentabilidade na indústria hoteleira”, descobriu em sua pesquisa que 74% dos hotéis iniciaram práticas ecologicamente corretas devido aos altos custos na tarifa de energia elétrica.

Ainda segundo o The Guardian, as grandes redes hoteleiras não parecem seguir o mesmo caminho dos Hotéis Boutique quando o assunto é sustentabilidade. Legran diz que o fato de Hotéis Boutique serem frequentemente operados pelos seus próprios donos faz com que as personalidades dos proprietários sejam refletidas em práticas verdes.

É claro que existem programas eco-friendly em redes internacionais, como InterContinental, Ritz-Carlton e Hyatt, mas as características particulares das suas operações realmente dificulta que sejam carbono zero e lixo zero.

A mudança econômica em torno do turismo sustentável

Para mostrar que o turismo sustentável veio para ficar, já existem grandes reflexos no mercado financeiro. Um exemplo são os “bancos sustentáveis”, como é o caso do Banco Triodos, sediado na Holanda, líder em empréstimos à hotéis realmente sustentáveis.

O hotel sueco Sånga-Säby inclusive já passou por períodos de aumento nas receitas, enquanto a indústria hoteleira do seu país sofria com a recessão. Isso prova o quanto hóspedes estão, muitas vezes, dispostos a pagar mais pela estadia em um hotel com perfil sustentável.

E essa é uma mudança que veio para ficar, já que as novas gerações são ensinadas desde cedo a respeito da importância de preservar o meio ambiente.

A gestão do Ilha de Toque Toque Hotel Boutique & SPA acredita que o turismo sustentável não pode ser só uma estratégia de marketing verde. O casal Edson Costamilan Pavão e Renata Pavão, administradores do primeiro Hotel Lixo Zero do mundo, trabalham com um mindset onde o equilíbrio ambiental caminha de mãos dadas com a viabilidade econômica. Ou seja, ninguém deve sofrer as graves consequências da poluição, extrativismo e demais impactos ecossistêmicos.

Entre todas as mudanças em nossa operação, a principal delas foi aplicada na maneira de coletar e descartar os resíduos produzidos por aqui. Com as novas práticas, o Ilha de Toque Toque alcançou a incrível marca de 94% da redução de lixo. Agora, tudo é transformado em matéria-prima para finalidades específicas, fechando um ciclo de sustentabilidade.

Quer saber o que mais fizemos para recebermos a credencial oficial da Zero Waste International Alliance pelo do Instituto Lixo Zero Brasil? Temos um blog post contando tudo!