Viajar na pandemia é seguro?

Depois de meses em isolamento social, os brasileiros estão retomando seus passeios, mas muitos ainda se perguntam se viajar na pandemia é seguro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu um documento com várias recomendações a respeito de viagens internacionais.

A orientação é que as pessoas visitem outros países somente em casos de extrema necessidade, como para missões humanitárias, viagens corporativas imprescindíveis e repatriação.

Por outro lado, a OMS não divulgou orientações para viagens domésticas. É justamente essa questão que trataremos neste post. Confira!

Viagens de avião durante a pandemia

As companhias aéreas já estão voltando a voar para as principais cidades brasileiras, bem como para os países que abriram suas fronteiras. A grande preocupação do contágio da Covid-19 é em relação ao oxigênio que circula nas aeronaves.

Existe uma tecnologia, já utilizada pelas empresas aéreas, que ajuda a renovar o ar dentro dos aviões. Chama-se HEPA (High Efficiency Particulate Air) e consiste em puxar o ar acima dos passageiros, jogando para fora e recebendo oxigênio novo dentro da cabine.

Especialistas afirmam que o procedimento realmente limpa o ar, mas não é 100% preventivo para transmissão do novo coronavírus. Isso porque o processo acontece verticalmente, não sendo efetivo para o contágio horizontal, ou seja, entre um assento e outro, por exemplo.

Além do mais, as superfícies das poltronas, maçanetas, torneiras e descargas de banheiro, entre outras, são focos de contágio e exigem cuidados de higiene redobrados.

Viagens de carro durante a pandemia

Viajar de carro é o jeito mais seguro de passear durante a pandemia. Afinal de contas, dentro do seu próprio automóvel você está muito menos exposto ao vírus, porém existem também cuidados a serem levados em consideração ao planejar sua viagem, tais como:

  • optar por ir à destinos perto da sua casa (essa está sendo uma grande tendência desde que a quarentena foi flexibilizada);
  • realizar pagamentos com cartão de aproximação, evitando pegar em dinheiro ou tocar os botões da máquina do cartão;
  • levar álcool em gel no seu carro;
  • organizar lanches para levar na viagem, evitando parar para comer no caminho.

Pode ser que você encontre barreiras sanitárias nas estradas, mas normalmente esses profissionais apenas medem a temperatura dos passageiros e passam orientações sanitárias.

Hospedagem em hotéis durante a pandemia

Claro que os hotéis que realmente prezam pela segurança de seus hóspedes implantaram medidas para que as pessoas curtam uma estadia tranquila. É o caso do Ilha de Toque Toque Boutique Hotel & SPA. Conheça alguns dos nossos protocolos de higiene:

  • Pré check-in e preenchimento da FNRH (obrigatório) de forma on-line;
  • O uso de máscara é obrigatório nas áreas comuns do Hotel;
  • Desinfecção regular de todas as áreas comuns;
  • Antes da chegada de cada hóspede, fazemos a limpeza e sanitização completa da suíte, com ênfase na desinfecção das superfícies mais tocadas, como móveis, controles, telefone, maçanetas, interruptores e torneiras.

Por sermos um hotel somente para casais, com um número reduzido de suítes exclusivas, o risco de contágio no Ilha de Toque Toque é muito mais baixo do que em outras hospedagens. Para provar o nosso compromisso com os cuidados que a pandemia exige, ganhamos o Selo Turismo Responsável.

Continue a sua leitura e saiba o que é e como funciona essa certificação!