Prêmio Lixo Zero 2020: Ilha de Toque Toque ganha a categoria Certificação do Ano

No dia 23 de dezembro de 2020, com transmissão ao vivo pela internet, recebemos o Prêmio Lixo Zero 2020. Ganhamos na categoria Certificação do Ano, comprovando nosso compromisso verdadeiro com a transformação do Ilha de Toque Toque em um Hotel Lixo Zero.

Para tanto, passamos por várias mudanças. Afinal de contas, não basta apenas implantar ações específicas. Também foi preciso mudar a forma de pensar de todos por aqui, desde nossos colaboradores até os hábitos dos próprios hóspedes. Dessa forma, nos tornamos o primeiro Hotel Lixo Zero do Brasil.

Neste post, vamos te contar o que é o Prêmio Lixo Zero e falar sobre as medidas que nos permitiram sermos reconhecidos como a Certificação Lixo Zero de 2020. Confira!

O que é o Prêmio Lixo Zero?

Trata-se de uma premiação idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil em parceria com a ROUTE Brasil, apoio da Co.Circular e da Agência Água. A intenção é investir na promoção e disseminação das melhores iniciativas brasileiras para preservação do meio ambiente.

Reconhecer projetos verdadeiramente sustentáveis é a missão do Prêmio Lixo Zero, pois cada um deles representa a subida de mais um degrau na direção de um planeta socialmente e economicamente mais consciente.

Existem cerca de 15 categorias, premiando empresas que têm um compromisso real em impactar positivamente seu país na maneira de lidar com sua gestão de resíduos.

O que fizemos para conquistarmos a Certificação do Ano do Prêmio Lixo Zero?

A iniciativa de sermos um Hotel Lixo Zero partiu dos nossos sócios, que acreditam ser totalmente possível unir viabilidade econômica ao equilíbrio ambiental.

“Foi um projeto totalmente pioneiro aqui na região de São Sebastião e realmente deu início a uma revolução. Hoje, a cidade está respirando esse projeto lixo zero, temos várias pessoas capacitadas que estão aqui na região fazendo um trabalho bacana”, conta Edson Pavão, sócio-fundador do hotel.

No início de 2019, contratamos a Lixo Zero Consultoria, empresa credenciada pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Ela foi responsável por diagnosticar toda nossa operação, pelo desenvolvimento e implantação das medidas ecológicas.

Passamos por alguns meses de mudanças positivas, tais como:

  • Total eliminação de produtos descartáveis (copos, canudos, entre outros);
  • Substituição das embalagens individuais de ketchup, mostarda e maionese por potinhos de cerâmica;
  • Compostagem: todos os resíduos orgânicos gerados no hotel produzem o adubo usado na nossa horta orgânica;
  • Descarte de lixo nas suítes: cada quarto agora tem uma lixeira exclusiva para lixo orgânico;
  • Frigobar: não temos mais garrafas pet e a água é oferecida gratuitamente por meio dos filtros instalados nos apartamentos;
  • Extinção do uso de saquinhos plásticos em todas nossas lixeiras;
  • Criação da “Estação Lixo Zero”: mandamos todos os resíduos produzidos no hotel para lá, onde são separados e destinados à diferentes empresas de logística reversa;
  • Produção de energia fotovoltaica por meio da instalação de painéis solares.

Hoje, temos um orgulho enorme em dizer que somos um Hotel Lixo Zero com reaproveitamento de 94% dos nossos resíduos. Ou seja, somente 6% de todo lixo que produzimos por aqui seguem para aterros sanitários.

Por essa razão, o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel se tornou referência em sustentabilidade no Brasil, além de ser um dos hotéis só para casais mais românticos do país.

A respeito do Prêmio Lixo Zero, Pavão afirma que “é um motivo de muito honra, e isso vem demonstrar que estamos no caminho certo, contribuindo para um mundo melhor. Quero parabenizar o trabalho do Instituto Lixo Zero, que vem com essa mentalidade totalmente inovadora, certamente abrindo os caminhos para o futuro. Afinal, o futuro das empresas, e principalmente do mercado de turismo, passa pela questão da sustentabilidade.”

Respeitar a limitação dos recursos naturais é responsabilidade de todos nós. Dessa forma, conseguimos ser parte da criação de uma nova mentalidade empresarial, em que o turismo sustentável anda de mãos dadas com a viabilidade econômica.

Continua sua leitura e saiba mais sobre o crescimento dos Hotéis Boutique Eco-Friendly.