O que é o Código de Conduta Brasil?

Mais um compromisso de boas práticas do setor de Turismo firmado pelo Ilha de Toque Toque Boutique Hotel

A exploração sexual de crianças e adolescentes é um grave problema no Brasil, gerando uma grave distorção que denigre a imagem do turismo em nosso país. A fim de combater esse crime, o Ministério do Turismo criou o Código de Conduta Brasil.

Temos um desafio urgente a ser vencido, com raízes econômicas e sociais, mas que também passa pelo machismo e preconceito racial em nossa sociedade. Como cidadãos, temos o poder de amparar e defender as vítimas desse crime, contribuindo para um país mais justo e próspero.

Continue sua leitura e saiba mais a respeito dessa campanha de prevenção e enfrentamento tão importante para nosso país.

O que é o Código de Conduta Brasil?

O Código de Conduta Brasil foi lançado a fim de orientar e regular a conduta ética das empresas do mercado de Turismo no exercício de suas atividades, de modo a adotarem ações preventivas e de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O programa não tem participação obrigatória, ou seja, a adesão dos prestadores de serviços turísticos é voluntária. Esse documento é assinado por meio do Sistema de Monitoramento do Código de Conduta.

Para firmar o termo de compromisso dessa campanha, o prestador de serviços turísticos precisa ser registrado no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo).

Quais ações fazem parte do Código de Conduta Brasil?

O termo de compromisso do Código de Conduta Brasil envolve diversas ações para a promoção e disseminação de informações importantes acerca do tema, como:

  • capacitação dos funcionários da empresa e de seus parceiros comerciais, para que saibam como lidar em situações suspeitas;
  • impedir a entrada de crianças e adolescentes no hotel desacompanhados dos pais, do tutor ou do responsável (vale lembrar que somos um hotel só para casais adultos);
  • divulgar para nossos hóspedes o posicionamento do Ilha de Toque Toque em relação ao repúdio à exploração sexual de crianças e adolescentes em nossos canais de comunicação;
  • divulgar os canais de denúncia, como o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e o Aplicativo Proteja Brasil, um app gratuito de engajamento à proteção de crianças e adolescentes;
  • jamais dar informações aos turistas sobre lugares onde seja praticada exploração sexual desse público vulnerável;
  • denunciar às autoridades competentes os fatos de que tiverem conhecimento por qualquer meio ou suspeita de atos relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes;
  • incluir nos contratos celebrados com funcionários e fornecedores cláusula onde se estabeleça o compromisso mútuo de cumprir as diretrizes do Código de Conduta Brasil;
  • fornecer ao Ministério do Turismo informações sobre as ações referentes à aplicação do Código de Conduta Brasil e seus resultados.

Nós do Ilha de Toque Toque Boutique Hotel escolhemos firmar esse compromisso para proteger menores de idade da exploração sexual. Isso significa que temos uma posição clara e incontestável de repúdio a essa prática ilegal e trágica contra crianças e adolescentes.

Afinal de contas, nosso comprometimento com o turismo sustentável tem como base o tripé econômico, ambiental e social.

Quer saber mais sobre as nossas boas práticas? Leia este post sobre o Selo Turismo Responsável: o que é e como funciona?