4 países incríveis para praticar ecoturismo

O ecoturismo é cada vez mais tendência entre os viajantes de todo o mundo. Obviamente, existe uma razão para isso, visto que a situação ambiental global está cada vez pior, com menos áreas verdes na Terra.

Esse cenário cria ótimas oportunidades para o turismo sustentável em destinos eco-friendly nos quatro cantos do planeta. São países que têm muito orgulho de sua natureza intacta, paz e tranquilidade.

Além do mais, o dia-a-dia em destinos ecologicamente corretos é cheia de autenticidade, algo tão valioso na era das megalópoles cheias de trânsito. Quer praticar ecoturismo em lugares incríveis? Então confira essa lista!

1. Costa Rica

Esse é um dos países mais associados ao ecoturismo mundialmente (e um dos poucos localizados na América Latina). Anualmente, milhões de viajantes visitam a Costa Rica em busca de sua natureza protegida, tanto na costa do Pacífico como do lado oposto, no mar do Caribe.

Dá para visitar vulcões impressionantes e praias bem limpas, com visual deslumbrante. A preservação ambiental é garantida por lei, que protege a floresta e a vida selvagem. Isso faz com que seja bastante comum avistar preguiças bem pertinho de você, por exemplo.

2. Noruega

Pode ser que um país escandinavo não seja um destino comum para praticar ecoturismo. Isso se você nunca tiver ouvido falar dos fiordes noruegueses. Devido à sua localização remota e rigorosa observância às normas ecológicas, os famosos fiordes mantêm-se perfeitamente preservados.

Há muitos animais selvagens nos fiordes, incluindo águias, focas e aves marinhas. Os turistas podem visitar pequenas vilas de pescadores, onde as tradições culturais são transmitidas através de gerações.

3. Quênia

Muitos turistas associam o Quênia aos safáris. Os amantes do ecoturismo adoram o país por suas amplas savanas, famosas pelo grande número de leões e elefantes. Ao mesmo tempo, a maioria das pessoas não acha que se possa encontrar lá montanhas, lagos, florestas tropicais, desertos e praias.

Pois saiba que, onde quer que você vá, o Quênia tem um ecossistema e uma vida selvagem únicos, com sua diversidade natural protegida em cerca de 50 parques nacionais e reservas em seu território.

Na costa, os viajantes podem passear descalços em praias de areias brancas e desfrutar de uma das mais ricas flora e fauna do mundo nas savanas e florestas.

4. Kerala, Índia

O pequeno estado de Kerala, na costa sudoeste da Índia, é frequentemente chamado de "o país pessoal de Deus" (de acordo com os indianos). E quem tem o privilégio de praticar ecoturismo por lá, ver suas lindas florestas imaculadas e suas praias perfeitas, diz que não há exageros nesse apelido.

Kerala é um dos lugares mais intocados da Índia, casa de centenas de espécies de animais e quase 25% de todas as plantas do país. O Parque Nacional Eravikulam, Periyar e os santuários de vida selvagem Wayanad são o lar de elefantes, gulmans (espécies de macacos) e tigres. De acordo com a National Geographic, Kerala é "um dos dez recantos paradisíacos do mundo". A edição também o incluiu na lista de "50 principais destinos do mundo".

Agora que tal conhecer um destino incrível para praticar ecoturismo aqui no Brasil? Continue sua leitura e saiba mais sobre a Praia de Calhetas em São Sebastião.