Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel

Eco-Friendly: conheça a história de sustentabilidade do Ilha de Toque Toque

Hoje, o Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel é um projeto modelo de hotel eco-friendly em todo o país. Somos o 1º Hotel Lixo Zero do Brasil e, para receber a certificação oficial, fomos submetidos a uma auditoria nos padrões da Waste Zero Alliance. No Brasil, o único representante da ZWIA é o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), responsável pelo nosso certificado.

A conquista do título de Hotel Lixo Zero veio em 2019, mas o tema sustentabilidade sempre esteve presente na história do Ilha de Toque Toque. Isso porque somos um hotel boutique que se adaptou à natureza da nossa propriedade, prezando a todo momento pela preservação ambiental em nosso entorno.

Neste post, vamos contar um pouco da nossa história e de como o turismo sustentável está em nosso DNA desde o começo. Vamos lá!

A compra da propriedade

A compra da propriedade onde hoje fica o Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel parece obra do destino mesmo. Antigamente, aqui no terreno havia uma chácara, de propriedade do Senhor Brito, um prático de navio bem conhecido pelos moradores do centro de São Sebastião, hoje já falecido.

Nosso sócio-fundador, Edson Pavão, já tinha na cabeça a ideia de abrir um hotel, mas ainda estava na fase de procurar o lugar perfeito. Ele frequentava bastante o litoral de São Sebastião para praticar esportes, como surfar e andar de bike.

Em 2004, numa dessas vindas para São Sebastião, Pavão estava fazendo um pedal na Rodovia Rio-Santos, no trecho Maresias-Centro. Ele estava procurando por algum lugar para encher sua garrafinha de água, quando viu o portão da chácara aberto, com um tanque de água bem ali na entrada.

Nesse momento, ele percebeu que havia uma placa de “vende-se” jogada no chão. Então, Pavão entrou na propriedade e, logo de cara, se apaixonou pela vista da Baía de Toque Toque. Foi amor à primeira vista mesmo, sabe? Nessa hora, ele já sabia que queria abrir um hotel no meio da mata atlântica da costa de São Sebastião.

Naquele dia, Pavão não achou ninguém na chácara e foi embora, mas a beleza daquele lugar não saiu da cabeça dele.

Numa outra vinda, já com a ideia fixa na cabeça, ele foi até a propriedade novamente. Dessa vez, ele encontrou o caseiro que morava e cuidava do local, conseguindo o contato do corretor que estava intermediando a venda.

Alguns meses depois, já em 2005, Edson Pavão finalmente efetivou a compra dessa chácara. Em 2006, com poucas mudanças, já abriu a Pousada Ilha de Toque Toque, que na época operava comapenas 5 quartos.

A adaptação eco-friendly do hotel à propriedade

Desde o começo, muito antes de nos tornarmos o 1º Hotel Lixo Zero do Brasil, nossa operação sempre foi baseada em ser não-invasiva com o meio ambiente. Afinal de contas, estamos no coração da mata atlântica e a natureza exuberante daqui é o principal atrativo para hóspedes que curtem praticar ecoturismo.

Logo em nossa entrada, temos um tanque com carpas, feito em pedras rústicas, que já existia e foi mantido. A piscina do hotel também já estava na propriedade, mas demos um upgrade ao colocarmos o deque de madeira e o mobiliário.

A casa principal da antiga chácara foi transformada na recepção do Ilha de Toque Toque e no restaurante exclusivo para hóspedes. A outra casa foi dividida em duas suítes Privês e a antiga casa do caseiro tornou-se duas suítes categoria Master. Tudo o que já existia na propriedade foi reaproveitado, como acessos, platôs, escadas e trilhas.

E assim começamos a operar, sempre pensando ativamente nos padrões de sustentabilidade que norteiam o negócio até hoje. A experiência romântica com design consciente que proporcionamos aos nossos hóspedes vai muito além da arquitetura sustentável do hotel.

No início, Edson Pavão morava com sua família em uma casa dentro do terreno do Ilha de Toque Toque. Quando se mudaram, o espaço foi dividido e transformado em mais suítes VIP e na suíte Exclusive.

Antes da certificação Lixo Zero, sempre tivemos programas de incentivo aos colaboradores e hóspedes quanto ao desperdício de alimentos, uso consciente dos equipamentos, descarte correto do lixo, reuso de toalhas e aquecimento por energia solar, entre outras ações.

Trabalhamos com fornecedores eco-friendly, como é o caso do nosso parceiro que aluga boa parte dos eletrônicos aqui do hotel. A cada 2 anos todos são trocados, e o fornecedor, que também tem o pilar de sustentabilidade em sua gestão de negócios, cuida da logística reversa e trabalha com o reaproveitamento das peças de equipamentos danificados, além do descarte correto de todos eles.

A ampliação do hotel com design consciente

Para chegarmos às 14 suítes que temos hoje, fomos crescendo pouco a pouco, sempre com uma preocupação enorme voltada ao mínimo impacto ambiental durante a construção de mais alguns quartos dentro dos 20 mil metros quadrados da propriedade. E assim foi feito: jamais deixamos a preocupação com a natureza de lado!

Desde o início, os gestores do hotel criaram o modelo de negócio do Ilha de Toque Toque baseado em 6 pilares:

  1. Exclusividade;
  2. Romance;
  3. Isolamento;
  4. Relaxamento;
  5. Culinária;
  6. Sustentabilidade.

Ao longo de todos esses anos de portas abertas, foram justamente esses conceitos que nos transformaram num verdadeiro refúgio romântico sustentável em meio à mata atlântica e que nos trouxeram todos os prêmios que já ganhamos até hoje.

O Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel oferece um local único, somente para casais, cheio de tranquilidade, entre a mata atlântica e o mar. Para relaxar ainda mais, temos aqui dentro o SPA L´Occitane au Brésil, também altamente sustentável.

Levamos a sério o respeito à natureza e às leis ambientes. Por isso, nunca derrubamos nenhuma árvore no processo de ampliação do hotel. Muito pelo contrário! O design consciente e inteligente do Ilha de Toque Toque é justamente baseado no conceito de adaptação ao meio.

Todas as nossas instalações respeitam o zoneamento permitido e, além disso, também nos preocupamos com o material usado no levantamento dos novos apartamentos para hóspedes. As suítes que ficam ao lado da piscina e as três suítes Vips localizadas no meio do hotel foram erguidas com tijolos ecológicos.

Esse é um tipo de tijolo especial que não passa pelo processo de queima, reduzindo a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Eles são fabricados com resíduos naturais e recicláveis. Outra vantagem do tijolo ecológico das nossas suítes é que não há necessidade de utilizar cimento, já que sua colocação é feita pelo sistema de encaixe.

Os pilares de madeira da obra foram comprados da antiga concessionária de energia Eletropaulo, que usava essas estruturas como postes de luz.

Tudo isso demonstra a consciência ambiental dos gestores do Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel e sua real preocupação com a sustentabilidade desde o início, até nos transformamos oficialmente em um Hotel Lixo Zero quase 15 anos depois.

Inclusive, quando comparamos fotos aéreas aqui da propriedade, conseguimos ver claramente que a natureza do terreno está ainda mais bonita. Isso porque não só preservamos todas as árvores que já estavam aqui, como também plantamos mais espécies nativas, que são cuidadas diariamente com muito carinho pela nossa equipe.

Por fim, mas não menos importante, está o nosso respeito aos animais silvestres que estão na mata. Quando eles aparecem por aqui, procuramos nunca sermos invasivos e apenas os deslocamos para o local longe das áreas comuns do hotel ou acionamos a Guarda Ambiental, caso necessário.

Agora que você já conhece a história de sustentabilidade do Ilha de Toque Toque, saiba mais sobre a experiência romântica eco-friendly que proporcionamos aos nossos hóspedes.

Translate »
2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido