Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel

Microplástico: quais são os impactos no meio ambiente e na sua saúde

Você já ouviu falar em microplástico? Esse termo se refere a pequenas partículas sólidas de plástico com menos de 5 milímetros de diâmetro, que podem ser encontradas em diversos produtos e ambientes.

Neste post, vamos explicar o que são, de onde vêm e quais são os impactos do microplástico no meio ambiente e na saúde dos seres humanos. Leia e informe-se, pois esse é realmente um assunto de saúde pública.

O que são microplásticos?

Os microplásticos podem ser divididos em duas categorias: primários e secundários.

Os microplásticos primários são aqueles que já são produzidos com esse tamanho, como as microesferas presentes em alguns cosméticos, pastas de dente e esfoliantes, ou os fragmentos resultantes da lavagem de roupas sintéticas, do atrito dos pneus com o asfalto ou da pesca industrial.

Os microplásticos secundários são aqueles que se originam da degradação de plásticos maiores, como garrafas, sacolas, canudos e embalagens, que se quebram em pedaços menores pela ação do sol, do vento, da chuva e dos organismos decompositores.

De onde vêm os microplásticos?

Os microplásticos vêm principalmente do descarte inadequado dos resíduos plásticos, que acabam indo parar nos rios, lagos, mares e oceanos.

Estima-se que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico entrem nos oceanos anualmente, sendo que 15% a 31% desse total são microplásticos.

Além disso, os microplásticos também podem ser liberados na atmosfera por meio de processos industriais, agrícolas ou domésticos, e se depositar no solo.

Quais são os impactos do microplástico no meio ambiente?

Os impactos do microplástico no meio ambiente são diversos e preocupantes. Por serem muito pequenos e leves, os microplásticos podem ser facilmente transportados pelas correntes de água ou de ar, atingindo lugares remotos e contaminando ecossistemas inteiros.

Além disso, os microplásticos podem ser ingeridos ou inalados por diversos animais, desde o plâncton até as aves e os mamíferos marinhos, causando danos físicos e químicos aos seus organismos.

Os microplásticos podem provocar obstrução ou perfuração do trato digestivo, redução da capacidade de alimentação, alteração do comportamento e da reprodução, inflamação e morte dos animais.

Outro problema é que os microplásticos atuam como captadores de poluentes orgânicos persistentes (POPs), que são substâncias tóxicas e resistentes à degradação, como pesticidas, metais pesados e compostos orgânicos clorados.

Esses poluentes se aderem à superfície dos microplásticos e podem ser transferidos para os tecidos dos animais que os consomem, gerando efeitos nocivos à saúde. Os POPs estão ligados a disfunções hormonais, imunológicas, neurológicas e reprodutivas nos animais.

Quais são os impactos do microplástico na saúde dos seres humanos?

Os impactos do microplástico na saúde dos seres humanos ainda não são totalmente conhecidos, mas há evidências de que eles já estão presentes no ar que respiramos, na água que bebemos e nos alimentos que consumimos.

Segundo um estudo publicado em 2019 pela revista Environmental Science & Technology, cada ser humano ingere entre 74 mil a 121 mil partículas de microplástico por ano.

Outro estudo publicado em 2020 pela revista Science of the Total Environment detectou a presença de microplásticos em amostras fecais humanas de oito países diferentes.

A ingestão de microplásticos e sua consequente presença no organismo dos seres humanos pode incorporar substâncias tóxicas, como poluentes orgânicos persistentes (POPs), que são prejudiciais ao sistema hormonal, imunológico, neurológico e reprodutivo dos seres vivos.

Ele também pode abrigar bactérias patogênicas, que podem infectar os animais e os humanos que entram em contato com o microplástico.

Portanto, o microplástico é um grave problema ambiental que requer medidas urgentes de prevenção e redução.

E você, o que tem feito na sua rotina para reduzir a presença de microplásticos no meio ambiente? Fique ligado em nossas Eco News, pois publicaremos um blog post sobre atitudes que você pode ter para fazer a diferença quando o assunto é microplástico.

Enquanto isso, continue sua leitura e saiba o que fazemos aqui no Ilha de Toque Toque para sermos o 1º Hotel Lixo Zero do Brasil.

Open chat