Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel

O que é turismo sustentável e por que ele é importante?

A UNWTO (World Tourism Organization ou Organização Mundial do Turismo) é a agência das Nações Unidas responsável pelo fomento de um turismo sustentável, responsável e acessível a todos.

Como organização internacional líder no campo do turismo, a UNWTO promove o turismo como um motor de crescimento econômico, desenvolvimento inclusivo e sustentabilidade ambiental, oferecendo liderança e apoio ao setor no avanço do conhecimento e das políticas de turismo em todo o mundo.

Em 2021, a ETC (European Travel Commission ou Comissão Europeia de Viagens) publicou um estudo chamado Encouraging Sustainable Tourism Practices (Incentivando Práticas de Turismo Sustentável). O objetivo da publicação é utilizar a crise que a pandemia da Covid ocasionou no mercado para construir um setor de turismo que respeite mais o meio ambiente e que beneficie igualmente as economias locais e comunidades nos próximos anos.

Neste post, você vai entender melhor a definição de turismo sustentável – de acordo com a UNWTO – e as razões pelas quais ele é tão importante. Vamos lá!

O que é turismo sustentável?

A UNWTO define turismo sustentável como “o turismo que leva plenamente em conta seus impactos econômicos, sociais e ambientais atuais e futuros, atendendo às necessidades dos turistas, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”.

Um processo sustentável envolve essencialmente o reconhecimento de que embora o turismo possa proporcionar muitos benefícios, ele também provoca impactos que, se não forem reconhecidos e gerenciados, colocam os destinos e seu futuro em risco.

O turismo sustentável não é um produto, um nicho, uma proposta de mercado ou mesmo uma ‘forma’ de turismo – todos os tipos de turismo podem ser mais sustentáveis. Ele também não se refere a um nível particular de luxo ou serviço (embora indiscutivelmente ofereça uma melhor experiência ao viajante).

Por que o turismo sustentável é tão importante?

As práticas de turismo sustentável são, portanto, o planejamento, o desenvolvimento e a gestão do turismo de uma forma capaz de assegurar que:

  • Os impactos negativos sejam gerenciados e minimizados, e os benefícios reais que o turismo pode proporcionar aos lugares e às pessoas sejam potencializados;
  • Os recursos naturais sejam protegidos e a biodiversidade seja preservada;
  • As tradições culturais e o patrimônio histórico sejam respeitados, festejados e preservados;
  • As economias locais e os meios de subsistência sejam fortalecidos;
  • O bem-estar e a qualidade de vida das comunidades sejam melhorados e que estejam implicados nas decisões relacionadas ao turismo.

É importante ressaltar que a sustentabilidade é um processo e não um objetivo – há sempre mais a ser alcançado. A sustentabilidade deve ser vista como uma “lente” através da qual é possível visualizar toda a atividade turística, a fim de garantir que a maneira como ela é estruturada e entregue potencialize em vez de prejudicar os destinos enquanto lugares para se viver, trabalhar, visitar e desfrutar.

Qual o papel dos envolvidos no setor para o fomento do turismo sustentável?

Todos os envolvidos nesse mercado têm um papel vital a cumprir na criação de um destino sustentável:

  • Tomadores de decisão: criando um ambiente favorável no qual o turismo sustentável possa ser implementado em nível nacional, regional e local;
  • Gestores da área de turismo: estabelecendo modelos de turismo que atendam às necessidades e prioridades do lugar e de sua população, identificando e contabilizando os custos do desenvolvimento turístico, assim como os benefícios que se pretende criar;
  • Operadores turísticos: assumindo a responsabilidade pelos impactos de suas operações e identificando maneiras pelas quais eles podem contribuir positivamente para os destinos, suas economias, meio ambiente e comunidades;
  • Residentes e comunidades locais: participando ativamente nas decisões sobre como e se o turismo deve ser desenvolvido nos lugares onde vivem;
  • Turistas: fazendo escolhas que beneficiam os lugares que visitam mediante uma conduta responsável, apoiando as empresas locais, comprando produtos locais, respeitando a cultura local e cuidando do meio ambiente.

Continue sua leitura e entenda por que o turismo sustentável é fundamental para o desenvolvimento mundial?

Translate »
2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido