Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel

Dicionário de termos associados ao turismo sustentável

O turismo sustentável possui alguns termos comumente utilizados em seu modelo de negócio. Muitos desses conceitos podem causar confusão e compreendê-los é fundamental para que a sustentabilidade no setor de turismo seja amplamente disseminada.

Para tanto, a UNWTO (World Tourism Organization ou Organização Mundial do Turismo, a agência das Nações Unidas responsável pelo fomento de um turismo sustentável, responsável e acessível a todos) criou um dicionário com definições dos principais termos usados nesse mercado.

Vejamos quais são esses conceitos e seus respectivos significados.

Glossário de conceitos normalmente associados ao turismo sustentável

O turismo sustentável e responsável geralmente reflete os princípios de minimizar os impactos negativos e maximizar os benefícios sociais, ambientais e econômicos. Estes também são apoiados até certo ponto por conceitos mais restritos, tais como ecoturismo, turismo ético e ambiental.

Conheça os principais conceitos correlacionados ao turismo sustentável:

Turismo Sustentável

O turismo sustentável tem como objetivo minimizar os impactos negativos e maximizar os efeitos positivos do turismo no meio ambiente, na sociedade e na economia.

Turismo Responsável

O turismo responsável tem como objetivo tornar os destinos de visitação lugares melhores para as pessoas viverem e conhecerem, além de se concentrar na necessidade de assumir a responsabilidade pelos impactos da atividade turística.

Ecoturismo

Viagens conscientes para áreas verdes que conservam o meio ambiente e sustentam o bem-estar da população local.

Turismo Regenerativo

Esta abordagem mais recente e evolutiva situa o turismo como parte integrante de um “sistema vivo, em rede”. O objetivo não é apenas ‘fazer menos mal’, mas também revitalizar e sustentar-se através da construção de “economias e comunidades que prosperam e que permitem que o planeta também prospere”.

Turismo Verde

Geralmente entendido como atividade turística que opera de maneira ambientalmente correta.

Turismo Ético

Uma forma de turismo que foi especificamente concebida para incentivar tanto os profissionais do setor quanto os turistas a considerarem as implicações éticas de suas ações, evitando a participação em atividades que contribuem para os desvios éticos nos destinos turísticos.

Turismo de Base Comunitária

Experiências turísticas sediadas e administradas e/ou de propriedade das comunidades locais que geram benefícios econômicos diretos e são sustentáveis e responsáveis. O Turismo de Base Comunitária permite que os visitantes aprendam sobre a cultura local e modo de vida.

As comunidades, por sua vez, também aprendem como criar seu próprio negócio em pequena escala, para melhorarem suas condições de vida sem prejudicar o meio ambiente. Pode também incluir empresas sociais e outros modelos de negócio sem fins lucrativos, destinados ao fomento de benefícios localmente.

Turismo Ambiental

Turismo baseado nas atrações naturais de uma área, que consiste em viagens com responsabilidade ambiental para conhecer as áreas verdes e sua paisagem, flora e fauna, protegendo o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida dos habitantes locais.

O tema sustentabilidade sempre esteve presente na história do Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel, muito antes de nos tornarmos o 1º Hotel Lixo Zero do Brasil. Isso porque somos um hotel boutique que se adaptou à natureza da nossa propriedade, prezando a todo momento pela preservação ambiental em nosso entorno.

Continue sua leitura e conheça a história de sustentabilidade do Ilha de Toque Toque.

Translate »
2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido