Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel

Por que o turismo sustentável é fundamental para o desenvolvimento mundial?

Segundo um documento desenvolvido pelo Banco Mundial, turismo sustentável é o turismo que contempla plenamente seus impactos econômicos, sociais e ambientais atuais e futuros, atendendo às necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais.

Quando devidamente planejado e gerenciado, o turismo sustentável pode contribuir para melhorar a inclusão social, a herança cultural e a proteção dos recursos naturais de onde a atividade turística tem sua operação.

Neste post, vamos explicar as razões pelas quais a sustentabilidade no setor de turismo é fundamental para o desenvolvimento local e, consequentemente, mundial.

Estímulo ao crescimento do PIB

A indústria do turismo sustentável estimula o crescimento do Produto Interno Bruto nos países que operam dessa forma, contribuindo para o incremento de receitas fiscais.

O setor de viagens e turismo representa mais de 10% do PIB global, 7% de todo o comércio internacional e 30% da exportação mundial de serviços.

Impulso ao desenvolvimento da infraestrutura

O desenvolvimento do setor de turismo frequentemente resulta em melhorias na infraestrutura básica, tais como aeroportos, estradas, abastecimento de água, energia, serviços de saúde e redes de telefonia móvel que são utilizados pelos turistas e moradores locais.

Criação de empregos

As pesquisas do Banco Mundial mostram que o emprego é o caminho mais seguro para sair da pobreza. O turismo emprega 292 milhões de pessoas em todo o mundo, o que significa que um em cada dez empregos estão relacionados ao turismo.

Fomento do crescimento inclusivo

O turismo tem uma ampla cadeia de fornecimento, que inclui fornecedores de transporte, hospedagem, empresas de alimentos e bebidas, produtores agrícolas, fornecimento de energia e água, entretenimento, eventos, souvenires, artesanato, microempresas e trabalhadores de manutenção, entre outros.

Devido a isso, o turismo tem o potencial de alcançar e beneficiar um grande número de pessoas.

Favorecimento da conservação

O turismo baseado na natureza está em alta, o que não só aumenta o valor atribuído à natureza intocada e vida selvagem, mas também gera recursos financeiros utilizados para sua conservação.

Conscientização sobre a mudança climática

O turismo é muitas vezes um combustível para o consumo sustentável e a consciência da mudança climática. Existem muitos exemplos de estâncias turísticas que introduzem energia solar e eólica, agricultura orgânica e pesca sustentável às comunidades locais.

Estímulo de entendimento intercultural

O turismo fomenta a paz, a compreensão intercultural e a cidadania global. O encontro com diversos povos e a vivência de outras culturas desempenham um papel fundamental em reduzir os estereótipos e promover a paz, a segurança e a compreensão intercultural.

O Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel é um projeto modelo de hotel eco-friendly em todo o país. Somos o 1º Hotel Lixo Zero do Brasil e, desde o início, nos adaptamos à natureza da nossa propriedade, prezando a todo momento pela preservação ambiental em nosso entorno.

Ou seja, o turismo sustentável está em nosso DNA desde o começo. Sempre pensamos ativamente nos padrões de sustentabilidade que norteiam o negócio até hoje.

A experiência romântica com design consciente que proporcionamos aos nossos hóspedes vai muito além da arquitetura sustentável do hotel.

Quer saber mais? Continue a sua leitura e conheça a história de sustentabilidade do Ilha de Toque Toque.

Translate »
2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido