5 hotéis sustentáveis para se hospedar pelo mundo

Hospedar-se em um hotel que não está alinhando com os valores de quem tem consciência ambiental pode ser muito incômodo. Afinal de contas, não é agradável presenciar o desperdício de alimentos, uso excessivo de água e um monte de mini frascos de shampoo e condicionadores de plástico, por exemplo. Se você está se identificando, que tal procurar hotéis sustentáveis pelo mundo para ficar?

Isso porque, hoje em dia, existem muitos estabelecimentos que implantaram boas práticas, com o objetivo de se tornarem Hotéis Lixo Zero. Tudo isso sem deixar de lado o charme, a hospitalidade e a tranquilidade em meio à natureza.

Um Hotel Lixo Zero é aquele que alcança, no mínimo, o índice de 90% de desvio dos aterros sanitários. Conheça 5 hotéis sustentáveis que atendem a esses padrões. Vamos lá!

1. TreeCasa Resort, Nicarágua

Não poderia existir um nome mais perfeito para esse resort, localizado na selva de El Encanto, na Nicarágua. O TreeCasa é o equilíbrio perfeito entre natureza e bem-estar dos seus hóspedes. Quem já assistiu ao filme Avatar se sentirá em uma de suas cenas, com árvores para todos os lados.

Grande parte dos alimentos são colhidos ali mesmo e vão para o preparo das refeições. O resort acredita que qualquer construção deve ser parte intrínseca de um ecossistema mais amplo. Portanto, o cuidado com o meio ambiente vai desde a concepção da paisagem até à conservação dos recursos, gestão da terra e saúde da comunidade.

2. Conca Park Hotel, Sorrento, Itália

O Conca Park Hotel tem um trabalho muito legal para educar seus clientes quando o assunto é lixo zero. Para tanto, eles mostram quais práticas seus hóspedes podem implementar em casa. Eles possuem sinalização em toda a propriedade, informando não apenas sobre as práticas em vigor, mas também sobre como eles podem continuar seus esforços de sustentabilidade durante as suas viagens.

3. Alila Manggis, Bali

Esse resort de frente para o mar no leste de Bali adere a uma política rigorosa de resíduos zero para garantir que todo seu lixo seja desviado à uma instalação integrada e sustentável de tratamento.

O resort tem um sistema completo de compostagem para todos os resíduos orgânicos e um jardim orgânico de permacultura, para ajudar a desenvolver ecossistemas agrícolas sustentáveis e autossuficientes no local. Além disso, o Alila Manggis converte resíduos plásticos não-econômicos em um óleo cru verde claro, que é destilado em diesel, querosene e gasolina, e reutilizado no hotel.

4. Hotel Ribno, Bled, Eslovênia

A Eslovênia pode até não ser um destino muito popular entre os viajantes brasileiros, mas o Hotel Ribno tem um grande potencial para mudar isso. O hotel tem uma certificação de zero resíduos, sendo o primeiro hotel do país a conseguir esse feito.

Para tanto, eles baniram produtos descartáveis de sua operação, eliminaram 90% dos resíduos produzidos e começaram a comprar alimentos e produtos de fornecedores locais, sempre que possível.

5. Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, Brasil

O Ilha de Toque Toque é o primeiro hotel do Brasil (e do mundo!) a receber o certificado Lixo Zero pela Zero Waste International Alliance, através do Instituto Lixo Zero Brasil. A conquista só foi alcançada depois de um trabalho sério, onde todos os colaboradores foram envolvidos.

O Hotel Boutique exclusivo para casais substituiu as garrafinhas de água das suítes por filtros e as amenities do banheiro agora são disponibilizadas por meio de suportes com refil. No restaurante, sachês de mostarda, ketchup e molhos foram banidos. Agora, tudo é servido em potinhos de cerâmica.

A parte principal do projeto foi a mudança na forma de coleta e descarte dos resíduos. Com as novas práticas, o Ilha de Toque Toque alcançou a incrível marca de 94% da redução de lixo. Agora, tudo é transformado em matéria-prima para alguma coisa, fechando um ciclo de sustentabilidade.

Venha viver o melhor do luxo de pés descalços, tendo a certeza que o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel tem um mindset onde o equilíbrio ambiental caminha de mãos dadas com a viabilidade econômica.

Faça sua reserva agora mesmo pelo nosso site e garanta o melhor preço.