Ecoturismo: visite a Praia de Calhetas em São Sebastião

O litoral norte de São Paulo é formado por praias realmente paradisíacas. Uma delas é a praia de Calhetas em São Sebastião, destino perfeito para passar o dia em contato com a natureza. O melhor de tudo é que, além do mar, você ainda pode tomar um banho de cachoeira no caminho.

A praia de Calhetas não deixa nada a desejar para visuais incríveis de praias caribenhas: a água varia entre tons de azul turquesa e verde, areia branquinha e encostas de pedras onde você pode ver lindos peixes, tartarugas marinhas e muito mais.

Leia este post e saiba mais sobre essa praia incrível, mas que muitas vezes passa despercebida pelos turistas que frequentam o litoral norte de SP. Vamos lá!

Onde fica exatamente a praia de Calhetas?

A praia de Calhetas fica dentro de uma propriedade particular chamada Sítio Calhetas, porém o acesso é livre para a entrada a pé. Só entram de carro os proprietários das casas e seus visitantes.

Ela está localizada entre as praias de Toque Toque Grande e Toque Toque Pequeno. Os carros dos turistas costumam ficar estacionados no km 144 da rodovia Rio-Santos, mas lembre-se que parar no acostamento é uma infração de trânsito gravíssima e a Polícia Rodoviária Federal faz rondas constantes por ali.

Para não arriscar, o melhor é parar o carro na praia de Toque Toque Grande e caminhar por cerca de 20 minutos.

Como chegar na praia de Calhetas?

O Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel fica bem pertinho da entrada do Sítio Calhetas. São apenas 150 metros de caminhada até passar pela portaria do condomínio. Feito isso, você vai andar por mais uns 15 minutinhos até chegar à praia de Calhetas.

Aproveite o caminho, pois ele é um verdadeiro convite à prática do Ecoturismo. O contato com a natureza é realmente incrível. Você andará em meio a um percurso super arborizado, com árvores nativas da Mata Atlântica, espécies frutíferas e uma diversidade maravilhosa da flora.

O que fazer na praia de Calhetas em São Sebastião?

A praia de Calhetas é uma península, o que faz seu visual ser ainda mais lindo. Ela é uma praia dividida em duas partes. O lado direito tem mais ondas, porém a areia é mais clara e macia. O lado esquerdo tem o mar mais calmo, só que com mais pedras e uma faixa de areia menor.

Essa península é como se fosse uma semi-ilha toda gramada e cheia de coqueiros, formando o cenário ideal para você passar o dia literalmente com sombra e água fresca.

A escadinha natural te levará até o Mirante de Calhetas. Prepare a câmera fotográfica, pois a vista do mirante é de tirar o fôlego. Vale ressaltar que na praia de Calhetas o sol se põe no mar. Já deu para imaginar o espetáculo da natureza, não é mesmo?

Outro ponto de parada obrigatório na praia de Calhetas é a cachoeira. Depois de passar pela portaria do Sítio Calhetas, mais ou menos no meio do caminho, à direita, faça uma trilha curta (100 metros mais ou menos) e visite uma cachoeira com cerca de 40 metros de altura.

Agora você já sabe como chegar e o que fazer na praia de Calhetas, um verdadeiro oásis escondido no litoral norte de SP. A ideia do turismo ecológico é aproveitar sua viagem para estar mais próximo de belezas naturais que você não pode usufruir no seu dia a dia.

Faça trilhas na floresta, observe os pássaros nativos, ande descalço na areia, mergulhe para conhecer a vida marinha local. Não faltam opções de passeios no litoral norte de São Paulo. Só não esqueça que a consciência ambiental é responsabilidade de todos nós.

Seja um turista eco-friendly. Hospede-se no Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel e viva uma experiência romântica com design consciente.