Ecoturismo: será que esse tipo de turismo realmente beneficia a natureza?

Todos os anos, muitas pessoas escolhem praticar ecoturismo em diversos destinos que oferecem paisagens únicas e uma biodiversidade riquíssima, como é o caso da Floresta Amazônica, da Grande Barreira de Corais na Austrália, entre outros tantos lugares no Brasil e no mundo.

Inclusive, um estudo feito pelo Banco Mundial apontou que a natureza e o ecoturismo estão entre os 5 principais motivos que os turistas levam em consideração na hora de escolher onde passar as férias.

Sabemos que o turismo predatório acaba destruindo a natureza de lugares maravilhosos, deixando espécies em pergio de extinção. Por outro lado, o turismo sustentável tem um papel muito importante na proteção de ecossistemas preciosos.

Neste blog post, vamos contar de que maneiras o ecoturismo é capaz de ajudar a natureza. Confira!

O ecoturismo engaja a comunidade local

Atualmente, o ecoturismo é responsável por cerca de 22 milhões de empregos em todo o mundo, contribuindo com mais de 120 milhões de dólares no PIB global.

O impacto econômico do ecoturismo muitas vezes tem o poder de mudar a postura da comunidade local em relação à conservação do meio ambiente.

Vale lembrar que o conceito de sustentabilidade não envolve somente o cuidado com a natureza. Um dos seus pilares principais é dar atenção e criar ações que atendam às demandas da população local.

O ecoturismo cria formas sustentáveis de viver

O ecoturismo consegue mudar a mentalidade das pessoas, para que elas entendam a importância de preservarmos o meio ambiente. Isso acontece a partir do momento que os indivíduos das comunidades locais passam a ter alternativas de subsistência mais sustentáveis.

A geração de empregos como guias de turismo, cozinheiros, jardineiros, recepcionistas, entre outros, permite que os moradores locais tenham uma fonte alternativa de rendimentos. Dentro desse cenário, as pessoas abandonam atividades destrutivas à natureza, como a agricultura de corte, caça ilegal, queima de árvores, entre outras.

O ecoturismo desperta a consciência ambiental dos turistas

O ecoturismo não só tem a capacidade de mudar a mentalidade e o comportamento da comunidade local, mas também tem o potencial de aumentar a consciência ambiental dos turistas.

Afinal de contas, uma viagem para o meio da natureza vem junto com inúmeras oportunidades de aprendizado a respeito do meio ambiente. E o melhor de tudo: na prática!

Quando os turistas vivem uma conexão real com a natureza durante uma viagem, é muito provável que eles passem a valorizar mais o biossistema. Isso faz com que essas pessoas fiquem mais motivadas a protegerem o planeta.

Um passeio para ver baleias, por exemplo, pode aumentar o conhecimento dos turistas em relação aos mamíferos aquáticos, levando-os a estarem mais atentos à importância em proteger as baleias de caçadores.

O ecoturismo incentiva a criação de Políticas de Conservação Ambiental

O ecoturismo também é uma ferramenta eficiente para incentivar governos e organizações a instituírem políticas ambientais e medidas de conservação. Isso pode ser feito por meio da criação de parques nacionais, reservas naturais ou pela delimitação de outras áreas protegidas.

O objetivo é sempre a preservação da biodiversidade. Como consequência, a atratividade do destino aumenta perante os turistas.

Quer saber mais sobre a importância do ecoturismo? Continue sua leitura com esse blog post sobre Turismo Sustentável: como práticas sustentáveis aumentam a competitividade dos negócios.