O ecoturismo e a busca por destinos sustentáveis estão crescendo hoje em dia por bons motivos. A maioria dos países percebeu que precisava proteger e preservar o que eles têm de mais especial: seu meio ambiente.
Isso é ótimo para o bem de todos, comunidades locais, visitantes, animais silvestres e para o bem do nosso planeta. Alguns países chegaram até a intensificar a proteção ambiental, impondo regras de preservação e taxas.
Continue sua leitura e confira a nossa lista de 5 destinos sustentáveis para fazer turismo ecológico fora do Brasil.
1. Islândia
Nos últimos anos, a Islândia tem aumentado o número de turistas que visitam o país. Não é à toa que esse é um dos destinos sustentáveis mais procurados por viajantes para fazer turismo sustentável.
O governo islandês adota medidas rigorosas para garantir a preservação de suas belezas naturais. Isso é muito importante para garantir a sustentabilidade e todos os cidadãos fazem a sua parte.
Os habitantes locais estão muito conscientes sobre esta questão, por isso fazem o melhor para preservar a terra, os animais e os seus recursos naturais.
A Islândia tem um papel ativo na luta contra a poluição dos oceanos, práticas sustentáveis de pesca, além de utilizarem seus recursos geotérmicos naturais para a produção de calor e eletricidade.
As acomodações para os ecoturistas geralmente são eco-friendly e a maioria dos passeios são ao ar livre, dando a oportunidade dos visitantes desfrutarem do ambiente ao redor.
Também conhecida como a terra das Luzes do Norte (aurora boreal), outros atrativos turísticos são suas fontes termais naturais, vulcões, geleiras e fiordes. Todos eles de tirarem o fôlego com tanta beleza natural.
A ilha com certeza está liderando o caminho quando se pensa em destinos ecologicamente corretos.
2. Açores
O arquipélago dos Açores, pertencente à Portugal, é composto por nove belas ilhas. A população local ainda possui métodos tradicionais para determinadas tarefas e um modo de vida ambientalmente consciente.
Antes de tudo, não espere ver grandes resorts nos Açores, pois isso simplesmente não faz parte da cultura da ilha. As hospedagens são feitas principalmente em pousadas e pequenos hotéis familiares.
A comida local é muito deliciosa. Em São Miguel, você pode apreciar o ‘Cozido das Furnas’, um prato típico preparado em pequenos buracos que emanam vapor. Os habitantes locais colocam a panela em uma piscina aquecida pelo vapor vulcânico, para cozinhar os alimentos.
Os Açores também são conhecidos como destino de observação de aves (birdwatching), onde você pode encontrar dois dos pássaros mais raros da Europa: o Priolo e o Painho-de-Monteiro. A vida marinha nos Açores é tão diversa, que é como entrar no território de Jules Verne: você consegue ver baleias, golfinhos, tartarugas e várias espécies de peixes.
As ilhas açorianas não deixam nada a desejar em experiências de , com tantas atividades ligadas à conservação da natureza. Apesar de serem ilhas de pequeno porte, os Açores têm muito a oferecer para ecoturistas.
Não é de se admirar que sejam um dos melhores destinos ecológicos da Europa.
3. Noruega
Você certamente ouviu falar dos incríveis fiordes noruegueses, mas a Noruega tem muito mais a oferecer para você que busca um destino sustentável para fazer turismo ecológico fora do Brasil, com paisagens e belezas naturais deslumbrantes.
A população local é muito consciente em relação à sustentabilidade e faz o melhor que pode para ser ambientalmente responsável.
A consciência dos noruegueses é extraordinária, pois todos trabalham juntos na proteção do seu território. Eles estão preocupados com as gerações futuras, por isso estão sempre se certificando de que as crianças continuarão vendo o que existe hoje na natureza.
As crianças aprendem desde muito novas a importância de ações como os 3Rs para manter o planeta saudável: reciclar, reutilizar e reduzir.
A Noruega tem programas para combater o desperdício de alimentos e sua preocupação ambiental foi estendida à indústria automobilística. Com isso, a venda de carros elétricos tem crescido consideravelmente.
A Noruega está sempre contribuindo para ser um destino ecológico que não pode ficar de fora da sua lista de viagens, com atividades turísticas continuamente focadas em métodos sustentáveis e responsáveis.
O país está listado as nações mais verdes do mundo. Os noruegueses certamente estão na vanguarda quando o assunto está relacionado à preservação do meio ambiente.
4. Eslovênia
Quase 60% da Eslovênia está coberta por florestas exuberantes. Os 40 parques e reservas são o lar de 20.000 plantas e animais diferentes, com uma série de trilhas para caminhadas. Por isso, o país tem atraído muitos ecoturistas.
O governo esloveno concordou em proteger as terras intocadas do país à medida que expandem o setor turístico. O país é rico no seu meio ambiente, com cavernas, geleiras, praias e lagos.
Para quem ama o ar livre e quer uma chance de se aproximar da natureza, a Eslovênia é o lugar perfeito. Se você está procurando a união entre esportes de aventura e melhores práticas de sustentabilidade, vá para a Eslovênia e você estará no lugar certo.
5. São Tome e Príncipe
Alguns de vocês talvez nunca tenha ouvido falar neste país, mas a africana São Tomé e Príncipe tem crescido na lista destinos ecologicamente corretos para visitar.
O arquipélago de São Tomé e Príncipe é 90% coberto por árvores e a única maneira de chegar é através de uma nova estrada que foi construída para passagem.
A proximidade da nação com o Equador os torna parte de uma cadeia vulcânica. É comum ver impressionantes formações rochosas e de corais, florestas tropicais e praias.
A ilha maior é São Tomé, que tem um lugar icônico como principal ponto de visitação: a Lagoa Azul, uma lagoa em um tom azulado que parece feito pelo Photoshop.
Aqui você também pode visitar o Parque Natural de Ôbo, uma reserva florestal biodiversa onde fica a formação rochosa vulcânica Pico Cão Grande.
A pequena ilha de Príncipe é um paraíso esquecido, com vegetação, vida selvagem e praias desertas. A ilha é a Biosfera Mundial da Unesco e é quase como estar em um filme, com pássaros, baleias e tartarugas por toda parte.
Na verdade, São Tomé e Príncipe representa um lugar importante de desova das tartarugas marinhas, inclusive para as tartarugas-de-pente. O arquipélago tem dezenas de peixes, anfíbios, cobras e morcegos.
Tudo nessa minúscula nação africana gira em torno das plantações. Antigamente, eles eram os maiores produtores de cacau do mundo. Hoje, o café continua sendo produzido e o cacau ainda é um produto de sucesso.
São Tomé e Príncipe é um paraíso desconhecido com muito para se ver. É definitivamente um dos destinos sustentáveis para fazer turismo ecológico que você precisa visitar.
Agora, se você busca ecoturismo aqui mesmo no Brasil, visite a praia de Calhetas!