Nos apaixonarmos é fácil, mas depois que a fase da paixão passa é que fica o grande desafio para os casais. Como ter um relacionamento saudável? Como reacender a chama do romance de vez em quando e cultivar o amor maduro em uma relação duradoura?
Obviamente, não temos uma resposta pronta que cabe para todos os relacionamentos. Mas saiba que existem profissionais ao redor do mundo que dedicam suas pesquisas à busca de respostas a fim de orientarem as pessoas nessa busca de como ter um relacionamento saudável.
O artigo do jornal New York Times escrito por Tara Parker-Pope, intitulado “How to Have a Better Relationship”, aborda conceitos interessantes de como recender o romance no relacionamento, como identificar seu nível de paixão e dicas para uma vida sexual saudável. Confira!
Relacionamento saudável: como reacender o romance?
O amor romântico tem sido chamado de “vício natural” porque ativa o centro de recompensa do cérebro – principalmente os caminhos da dopamina associados ao vício em drogas, álcool e jogos de azar.
Mas esses mesmos caminhos também estão associados à novidade, foco, aprendizado, êxtase e desejo. Não é de admirar que nos sintamos tão energizados e motivados quando nos apaixonamos!
Entretanto, sabemos que a paixão vai desaparecendo pouco a pouco com o passar do tempo. O que esperamos em um relacionamento saudável é que esse sentimento amadureça em forma de um amor que envolva mais comprometimento e felicidade.
Ainda assim, muitos casais desejam reacender as chamas do início de namorado. Será que isso é possível?
O professor de psicologia Arthur Aron, diretor do Laboratório de Relacionamentos Interpessoais da Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook, diz ter encontrado um caminho de como ter um relacionamento saudável.
Qual o segredo então?
Dr. Aron sugere que o casal tenha em sua rotina o hábito de fazer algo novo e diferente juntos. Isso porque novas experiências ativam o sistema de recompensa do cérebro, inundando-o com dopamina e norepinefrina.
Esses são os mesmos circuitos cerebrais que são acionados no início do amor romântico. Quer você faça uma aula de cerâmica ou desça corredeiras de rafting, ativar seus sistemas de dopamina junto do seu par romântico pode ajudar a trazer de volta as sensações de emoção e euforia do primeiro encontro.
Em seus estudos de casais, o Dr. Arthur Aron descobriu que os parceiros que compartilham regularmente novas experiências relatam níveis mais altos de felicidade conjugal do que aqueles que simplesmente compartilham experiências agradáveis, mas dentro da sua zona de conforto.
Relacionamento saudável: qual o seu nível de paixão?
A professora de psicologia Elaine Hatfield afirma que o amor que sentimos no início de um relacionamento é diferente do que sentimos depois.
No início, o amor é “apaixonado”, o que significa que temos sentimentos de intenso desejo por nosso parceiro. Relacionamentos de longo prazo desenvolvem o chamado “amor companheiro”, que pode ser descrito como uma profunda afeição e fortes sentimentos de compromisso e intimidade.
Onde seu relacionamento se encaixa no espectro do amor? A Escala de Amor Apaixonado, desenvolvida pelo Dr. Hatfield, da Universidade do Havaí, e Susan Sprecher, professora de psicologia e sociologia na Universidade Estadual de Illinois, pode ajudá-lo a medir o nível de paixão de seu relacionamento amoroso.
Depois de saber onde você está nessa escala, já dá para começar a trabalhar para criar mais paixão e ter um relacionamento saudável.
Observe que, embora a escala seja amplamente usada por pesquisadores de relacionamento que estudam o amor, o teste não é de forma alguma a palavra final sobre a saúde da sua parceria amorosa.
Para saber sua escala da paixão, basta responder um teste (elaborado em inglês) é composto por 15 afirmações. As respostas vão de 1 a 9, sendo 1 totalmente falso e 9 totalmente verdadeiro.
Essas são as afirmações contidas no questionário:
- Eu sentiria profundo desespero se meu parceiro me deixasse.
- Às vezes sinto que não consigo controlar meus pensamentos. Eles estão obsessivamente no meu parceiro.
- Meu parceiro sempre parece estar em minha mente.
- Quero que meu parceiro me conheça – meus pensamentos, meus medos e minhas esperanças.
- Procuro ansiosamente por sinais que indiquem o desejo de meu parceiro por mim.
- Eu tenho uma forte atração pelo meu parceiro.
- Fico extremamente deprimido quando as coisas não vão bem no meu relacionamento com meu parceiro.
- Eu me sinto feliz quando estou fazendo algo para deixar meu parceiro feliz.
- Prefiro estar com meu parceiro do que com qualquer outra pessoa.
- Eu ficaria com ciúmes se pensasse que meu parceiro está se apaixonando por outra pessoa.
- Tenho muita vontade de saber tudo sobre o meu parceiro.
- Eu tenho desejo físico, emocional e mental pelo meu parceiro.
- Tenho uma vontade infinita pelo afeto do meu parceiro.
- Para mim, meu parceiro é o par romântico perfeito.
- Sinto meu corpo respondendo quando meu parceiro me toca.
Relacionamento saudável: receita para uma vida sexual melhor
Amor sem sexo é amizade, como já diria Rita Lee. Portanto, investir em uma vida sexual melhor é um dos fatores fundamentais de como ter um relacionamento saudável.
Se sua vida sexual anda desanimadora, pode levar tempo e esforço para recuperá-la. A melhor solução é relativamente simples, mas muito difícil para muitos casais: comece a falar sobre sexo.
Temos outras três dicas importantes para reativar a intimidade com seu par romântico:
- Apenas faça: faça sexo, mesmo se você não estiver com disposição. O sexo desencadeia respostas hormonais e químicas no corpo e, mesmo que você não esteja com vontade, é provável que você chegue lá rapidamente quando começar;
- Arranje tempo para o sexo: parceiros ocupados costumam dizer que não têm tempo para sexo, mas, curiosamente, pessoas muito ocupadas parecem encontrar tempo para ter casos extraconjugais. Fato é que o sexo é bom para o seu relacionamento. Faça disso uma prioridade;
- Converse: Pergunte ao seu parceiro o que ele quer. Surpreendentemente, esse parece ser o maior desafio que os casais enfrentam quando se trata de retomar e reviver sua intimidade sexual.
Quer mais dicas de como ter um relacionamento saudável? Descobrir qual a linguagem do amor do seu par romântico também é uma ótima forma de cuidar do seu relacionamento!