Passada a pandemia do coronavírus, a sustentabilidade no setor hoteleiro deve ser a prioridade da indústria de hospedagem. Estamos em um momento de crise ambiental e climática sem precedentes, e em vias de superar o teto seguro de 1,5C de aquecimento dentro de 12 anos ou menos.
Entretanto, também estamos lentamente nos recuperando de uma pandemia disruptiva, o que abre espaço para grandes oportunidades de trazer mais práticas eco-friendly para esse mercado.
Neste post, vamos explicar algumas das principais razões pelas quais a sustentabilidade no setor hoteleiro é tão importante. Confira!
A indústria hoteleira depende de um ecossistema global saudável
A mudança climática e a perda de biodiversidade são duas grandes questões ambientais interligadas que têm um amplo impacto sobre a indústria de hospedagem.
Em 2019, uma pesquisa das companhias aéreas e redes de hotéis globais, incluindo Accor, Hilton, Hyatt, Marriott, Indian Hotels e Scandic, revelou uma lista das maiores preocupações que seus gestores têm sobre o impacto da mudança climática em seus negócios futuros.
No topo da lista estavam:
- seca e abastecimento de água inadequado;
- furacões e ciclones;
- inundações;
- elevação do nível do mar;
- temperaturas médias mais altas.
Estes riscos já estão se tornando uma realidade. Em áreas atingidas por incêndios florestais em NSW, a empresa de pesquisa hoteleira STR descobriu que a receita de hospedagem caiu 30% em dezembro de 2019, com os hotéis tendo em média apenas 50% de ocupação.
A incerteza de um futuro com as mudanças climáticas também torna difícil avaliar os riscos, a viabilidade e os custos de seguro dos novos empreendimentos hoteleiros.
A proteção da biodiversidade é do interesse de todos os profissionais do setor de hospedagem. Isso porque os animais e os ecossistemas em que eles vivem são uma das principais razões para viajar, representando uma fatia de 20% a 40% da indústria global do turismo.
Os clientes buscam por sustentabilidade no setor hoteleiro
Um estudo realizado em 2020 pela empresa de consultoria Kearney mostra que a pandemia deixou os consumidores ainda mais preocupados com o meio ambiente na hora das decisões de consumo. Os resultados mostram:
- Quase metade diz estar mais preocupada com o meio ambiente do que antes da pandemia;
- 11% mudaram seus hábitos de compra com base em demandas ambientais durante 2020;
- Em 2019, 71% levaram o meio ambiente em consideração ao fazer escolhas, pelo menos ocasionalmente. Em março de 2021, 78% se sentiram assim. E em abril de 2021, 83% dos consumidores disseram que consideravam o meio ambiente ao tomar uma decisão de compra.
Esta tendência para escolhas mais sustentáveis está em sintonia com os resultados de outros estudos, incluindo um relatório de 2017 que demonstra que os Millennials (nascidos a partir de 1980) são consumidores particularmente conscientes ambientalmente.
Os hotéis devem ter em mente que os Millennials também são atualmente o maior mercado de todos os grupos etários de consumidores.
A sustentabilidade no setor hoteleiro tem um impacto positivo sobre a experiência do turista. Ser eco-friendly fideliza o cliente, o deixa mais satisfeito e potencializa o marketing boca-a-boca.
Continue sua leitura e conheça a história de sustentabilidade do Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel.