Será que o amor é o principal fator para um relacionamento a dois bem-sucedido?

Como já dizia a famosa frase do filósofo francês Blaise Pascal, o coração tem razões que a própria razão desconhece. Muitas vezes, acontece do nosso lado racional não andar de mãos dadas com as nossas decisões emocionais quando o assunto é relacionamento a dois.

Mas isso não impede a ciência de buscar respostas na direção do caminho para encontrarmos o segredo de como viver relacionamentos felizes e saudáveis.

E com a ajuda da tecnologia, um time de 85 pesquisadores internacionais utilizou a inteligência artificial para identificar quais são os principais fatores que impactam positivamente um relacionamento a dois. Olha só!

Detalhes sobre o estudo sobre relacionamento a dois usando IA

Esse ainda é o maior estudo até hoje que usou os algoritmos de aprendizagem dos computadores para reunir uma análise incrivelmente ampla. Para você ter uma ideia, foram pesquisados quase 12 mil casais.

Os dados foram coletados em 29 diferentes laboratórios ao redor do mundo, contabilizando 43 bancos de informações distintos.

Paul W. Eastwick, professor de psicologia da Universidade da Califórnia (UCLA-EUA) foi um dos coordenadores desse estudo. Ele explica que realmente a análise dos dados foi extensa, pois foram estudados basicamente todas as informações encontradas acerca do tema.

Saiba o que define um relacionamento a dois bem-sucedido

Um dos principais entendimentos dessa pesquisa é que não são as características individuais das pessoas que definem um relacionamento a dois bem-sucedido.

Na realidade, o que tem mais importância para o sucesso da união amorosa entre duas pessoas é o fato de ambas as partes estarem seguras no que diz respeito ao nível de comprometimento do parceiro.

Além disso, o grau de intimidade entre o casal também reflete no êxito do relacionamento a dois. Sabe aquela sensação quando a pessoa ao seu lado realmente percebe e compreende quem você é? É disso que estamos falando.

Outros aspectos que contribuem para prever se o relacionamento a dois será bem-sucedido são:

  • o grau de gratidão/de ser reconhecido;
  • a satisfação sexual;
  • a percepção da felicidade do seu par com o relacionamento a dois.

Entenda o que importa mais: as características do outro ou a nossa própria opinão sobre o relacionamento a dois

O estudo em pauta, que foi publicado em agosto de 2020 na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), aponta que 45% da felicidade das pessoas em um relacionamento amoroso vem da sua própria opinião sobre a relação em si, a sua satisfação, seu nível de comprometimento com o parceiro e do quão grato você é por ter essa pessoa ao seu lado.

Por outro lado, as características individuais, como a visão de vida ou a negatividade da pessoa com quem nos relacionamos representou apenas 21% do nível de satisfação entre casais.

Portanto, respostas para questionamentos como “posso confiar no meu parceiro?”, “meu par me valoriza?” ou “essa é a pessoa que eu amo?” impactam de duas a três vezes mais a felicidade na relação a dois do que diferenças individuais.

Vamos dar um exemplo para você entender melhor essa dinâmica. Se pegarmos o caso de uma pessoa que não gosta da convivência social (misantropo), há grandes chances desse indivíduo ter muita dificuldade em confiar nas pessoas. Por essa razão, é difícil encontrar alegria e satisfação em um relacionamento a dois.

É importante ressaltar que no caso do exemplo que demos, o principal fator para um relacionamento bem-sucedido não é a misantropia em si, mas sim o nível de confiança do próprio indivíduo.

Então, quer dizer que o amor não faz diferença para um relacionamento a dois dar certo? Nada disso!

“O amor realmente se saiu muito bem, o que acontece é que é algo tão próximo da satisfação o que estávamos tentando prever, que em muitos casos nem sequer o incluímos como candidato”, explica Eastwick.

Quer saber o que mais a ciência diz sobre relacionamentos a dois? Continue sua leitura e conheça 5 fatos científicos curiosos sobre relações a dois.

Por

Blog, Romance
Tags:

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserva Agora ×

Reservar Agora