O Ilha de Toque Toque Boutique Hotel & Spa já é conhecido como um dos melhores hotéis românticos do Brasil, possui selos de qualidade do TripAdvisor há 5 anos consecutivos, fora todas as outras premiações relevantes do mercado hoteleiro. Mas, o nosso estilo de gestão vai além da excelência no atendimento. Temos consciência quanto ao nosso papel para conservar a natureza. Por isso, vamos nos tornar o 1º Hotel Lixo Zero do Brasil.
Respeitar a limitação dos recursos naturais é responsabilidade de todos nós. Dessa forma, conseguimos ser parte da criação de uma nova mentalidade empresarial, em que o equilíbrio ambiental está aliado à viabilidade econômica.
Saiba o que estamos fazendo para reduzirmos a emissão de lixo do nosso Boutique Hotel em até 90%.
O que significa ser um Hotel Lixo Zero?
Todos os dias, cada um de nós produz um monte de resíduos, tanto orgânicos como recicláveis. Isso inclui, por exemplo, os restos de alimentos da cozinha e as embalagens dos produtos que usamos. Dentro de um hotel, isso é um processo amplificado.
Ser um Hotel Lixo Zero representa um compromisso em modelar todos os nossos processos e rotinas operacionais para que estejam enquadrados dentro de um conceito ético, econômico, eficiente e visionário, com foco na preservação do meio ambiente.
Quais foram as mudanças “Lixo Zero” implementadas no Ilha de Toque Toque?
O primeiro passo que demos foi a contratação de uma consultoria Lixo Zero, composta por especialistas em gestão de resíduos certificadas internacionalmente pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O ILZB é a única organização brasileira autorizada pela Zero Waste International Alliance.
Embasado pelas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, foi desenvolvido um diagnóstico e planejamento para que o Ilha de Toque Toque seja capaz de trabalhar de modo correto o ciclo de vida dos seus resíduos até o descarte final.
Conheça algumas das boas práticas que já implementamos:
* Zeramos o uso de produtos descartáveis, incluindo canudos plásticos;
* Substituímos os sachês de ketchup, mostarda e maionese por potinhos de cerâmica;
* Temos uma composteira: todos os resíduos orgânicos gerados no hotel vão para lá e produzem o adubo usado na nossa horta;
* Adicionamos uma lixeira exclusiva para o descarte de lixo orgânico em cada uma de nossas suítes;
* Eliminamos as lixeiras da nossa recepção, do nosso escritório e da nossa loja. Agora, temos uma subestação na frente;
* Não temos mais garrafas pet no frigobar das suítes. Colocamos um filtro em cada apartamento para oferecer água gratuitamente aos nossos hóspedes.
* Não usamos mais saquinhos em nenhuma das lixeiras do hotel;
* Criamos a “Estação Lixo Zero”, onde serão recebidos todos os resíduos do hotel para serem separados. Com isso, conseguiremos agregar valor a esse lixo, de modo que ele possa ser vendido.
Nosso quadro de colaboradores é o coração do nosso hotel. Logo, sem a compreensão e o comprometimento deles, nada disso seria possível. Então, para agradecer o engajamento e empenho de todos nessa mudança de comportamento da nova política operacional do Ilha de Toque Toque, a renda das vendas da “Estação Lixo Zero” será revertida para um fundo que beneficiará nossos funcionários.
Ao nos tornarmos o 1º Hotel Lixo Zero do Brasil, esperamos inspirar nossos clientes quanto à responsabilidade que cada um de nós tem pelos resíduos que produzimos. A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Ilha de Toque Toque pensou em cada ação, com o intuito de diminuir a quantidade de material utilizado e aumentar a consciência ambiental de todos.
Venha se hospedar conosco e seja parte dessa mudança!