Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel

Sustentabilidade no setor hoteleiro: a importância de preservar recursos naturais

Qualquer ação que tenha como objetivo preservar o meio ambiente, para que não faltem recursos naturais às futuras gerações, é considerada uma prática sustentável. Trata-se de um ciclo virtuoso que impacta diretamente nosso ecossistema, passando pelo consumo consciente dos elementos da natureza e pela responsabilidade social. Mas, será que os viajantes realmente se importam com a sustentabilidade no setor hoteleiro?

Pesquisas mostram que isso faz sim diferença na hora de um hóspede escolher a acomodação da sua próxima viagem no Brasil e no mundo. Os clientes querem gastar seu dinheiro com empresas que estejam alinhadas às práticas sustentáveis.

Internacionalmente, o mercado de hotelaria já adota ações sustentáveis há algum tempo. Por aqui, a mudança de mentalidade das práticas operacionais hoteleiras ainda é recente, mas a transformação está acontecendo.

O que pensam os viajantes internacionais sobre a sustentabilidade hoteleira

Uma pesquisa feita pelo the Independent Hotel Show junto aos consumidores europeus mostrou como eles pensam quando o assunto é consciência ambiental em hotéis. Dois mil viajantes com idade entre 26 e 66 anos responderam ao estudo, sendo que 75% moram no Reino Unido e mais da metade são mulheres.

Vejamos quais foram as principais informações obtidas nessa análise:

  • 75% valorizam e preferem utilizar produtos locais nos hotéis;
  • 78% gostariam de ver mobílias feitas a partir do reaproveitamento de materiais nos quartos;
  • 88% dos clientes não acham necessário trocar os lençóis todos os dias e não se importam em dormir com a mesma roupa de cama durante a sua estadia;
  • 73% não acreditam que disponibilizar objetos reutilizáveis, como filtros ao invés de garrafas de água, deixam um hotel boutique com cara de “econômico”.

O relatório é a base de apoio para a instalação chamada The Conscious Bedroom, com a proposta de apresentar a ideia do que realmente constitui um quarto de hotel ecologicamente consciente. Em 2019, o projeto foi criado pelo estúdio de design de interiores e de produtos para o mercado de luxo Harris & Harris.

Os brasileiros estão cada vez mais sustentáveis e conscientes

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds) e a agência global Havas foram responsáveis por desenvolver um estudo no Rio de Janeiro que mostrou números interessantes quanto ao comportamento de consumo dos brasileiros.

85% da população considera que devemos consumir melhor e não consumir mais. Ou seja, o consumo consciente está em alta no cenário doméstico, já que a média global gira em torno de 78%.

A mesma pesquisa revelou também que 75% acham que consumir exageradamente prejudica nosso planeta e a nossa sociedade, número também acima da média mundial, que ficou em 70%. Quando perguntados se eles se preocupam com as mudanças climáticas e com a destruição do meio ambiente, 57% afirmaram que sim.

O diagnóstico da consultoria internacional Nielsen obtido no estudo “Estilos de Vida 2019” mostrou que 42% dos brasileiros vêm modificando seus hábitos de compra. O objetivo é diminuir o impacto do seu consumo ao meio ambiente.

Então, podemos afirmar que a sustentabilidade no setor hoteleiro é altamente relevante para viajantes do Brasil e do mundo. A gestão do Ilha de Toque Toque tem um compromisso com o que é ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

Inclusive, já somos o 1º Hotel Lixo Zero do Brasil!

Open chat