Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel

Conheça métodos cientificamente comprovados para aliviar o estresse

Ficar estressado pode acarretar várias outras doenças, como transtornos de ansiedade, enxaquecas, dores musculares, entre outras. Por essa razão, é preciso estar alerta quanto aos sintomas, além de conhecer meios de como aliviar o estresse.

Normalmente, as pessoas não ficam atentas aos primeiros sinais dessa doença. Segundo uma pesquisa realizada pelo International Stress Management Association (Isma – Brasil), 7 em cada 10 brasileiros sofrem com estresse. No mundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que esse índice é ainda mais alarmante: 9 em casa 10 pessoas são estressadas.

Leia este post e saiba quais são os principais indícios da sensação de estresse e como atenuá-lo.

Conheça os principais sintomas do estresse

O estresse pode se manifestar de diferentes maneiras. Abaixo, listamos para você alguns dos principais sintomas que uma pessoa estressada pode apresentar.

Cansaço constante

Se você passou o final de semana relaxando e mesmo assim ainda se sente cansado, esse é um sinal de estresse. Quem está estressado vive em um estado de alerta constante. Isso faz com que essa pessoa não consiga aproveitar 100% os momentos de lazer.

Irritabilidade

Ficar frequentemente irritado também é um sintoma de estresse. Claro que todo mundo passa por momentos de irritabilidade com algumas situações, mas se você está perdendo a paciência com acontecimentos que antes não te abalavam, atente-se a isso.

Dores musculares

O estresse causa tensões no organismo, o que pode provocar dores musculares pelo corpo. O constante estado de alerta de uma pessoa estressada faz com que os músculos não relaxem. A consequência pode ser desde uma torção no pescoço até crises de enxaqueca.

Sintomas físicos

Outros indícios físicos de estresse incluem a baixa da libido, a ausência de energia para praticar esportes, realizar as atividades do seu trabalho ou qualquer outra tarefa do cotidiano. Uma pessoa estressada também pode manifestar tonturas, náuseas, taquicardia e dor no peito.

Saiba como aliviar o estresse

O National Center for Complementary and Integrative Health, localizado nos Estados Unidos, é responsável por um estudo que comprovou cientificamente algumas maneiras de aliviar o estresse. Conheça as principais:

Exercícios físicos

A prática de atividade física libera a endorfina, reduzindo os hormônios do estresse. Se você puder fazer seus exercícios físicos ao ar livre, melhor ainda. E não precisa de muito: uma caminhada de 10 minutos já diminui a irritabilidade.

Respiração profunda

Temos uma vida tão corrida, que acabamos nos acostumando ter uma respiração curta. Para diminuir o seu estresse, pare por alguns momentos em qualquer lugar e faça respirações profundas, utilizando toda a capacidade do seu pulmão. Respirar superficialmente, algo comum em pessoas estressadas, ativa o sistema nervoso simpático. Já respirações profundas estimulam reações do sistema nervoso parassimpático, ajudando você a se acalmar.

Massagem relaxante

A massagem relaxante atua diretamente na redução dos níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse. Investir em uma boa massagem proporciona mais tranquilidade e uma sensação incrível de relaxamento. Assim, você ficará mais bem-humorado, pois a quantidade dos neurotransmissores dopamina e serotonina, responsáveis pelo prazer, pela felicidade e pelo bem-estar, será maior.

Quer aliviar o estresse em um lugar paradisíaco ao lado do seu amor? Então conheça os tratamentos do Spa com assinatura L’Occitane au Brésil do Ilha de Toque Toque Boutique Hotel!

Open chat