As 5 fases do relacionamento: por que um amor verdadeiro deve passar da 3ª?

Todo mundo busca um amor verdadeiro. Apesar disso, o número de divórcios só cresce, sem que possamos entender a razão. Pensamos que escolhemos a pessoa errada, vivemos o luto do fim e depois voltamos a procurar alguém para dividir a vida.

O que você ainda não sabe é que a 3ª fase de um relacionamento não é o fim, e sim o começo para encontrar um amor real e duradouro. Entenda:

1. Vocês se apaixonam

Nosso DNA foi programado para nos apaixonarmos. Afinal, precisamos continuar a reprodução da nossa espécie. Quando a gente se apaixona, nosso cérebro é inundado de hormônios como a dopamina, ocitocina, serotonina e estrogênio, todos conhecidos como “hormônios da felicidade”. Por isso, sentimos níveis elevados de alegria e animação.

Além do mais, ao nos apaixonarmos, projetamos nossas esperanças em quem despertou esse sentimento dentro da gente. Imaginamos que a pessoa amada fará nossos sonhos se tornarem realidade. Achamos que esse alguém poderá sarar feridas de relacionamentos antigos. Esse é o estágio do amor em que juramos que seremos eternamente apaixonados.

2. Vocês se tornam um casal

Nessa fase, o amor se intensifica e vocês se tornam um casal. A maioria das pessoas resolve formar uma família e ter filhos, aprofundando o elo entre os dois. Esse é um estágio de união e contentamento.

Durante esse estágio, aquela sensação de paixão extrema já diminuiu um pouco, pois o sentimento predominante é a ligação que vocês têm um com o outro. A vida sexual pode não ser mais como no início, mas você sente proteção, benquerer, segurança e proximidade.

Normalmente, pensamos que essa é a etapa final do amor e esperamos vivê-la para o resto da vida. Mas, a verdade é que, frequentemente, estamos cegos para a reviravolta que a terceira fase traz.

3. Vocês se desiludem

Essa é a etapa que representa o começo do fim para a grande maioria dos relacionamentos. Você tende a se irritar com questões pequenas, já não se sente tão amado e cuidado. A sensação é de estar preso e querer escapar.

Ficamos mais irritados, nervosos, feridos e isolados. Nos perguntamos onde foi parar aquela pessoa pela qual nos apaixonamos. Queremos, a todo custo, recuperar o amor que sentíamos, mas não sabemos como. Então, uma das duas partes (ou as duas) querem terminar a relação.

Dizem que quando você está atravessando uma fase muito ruim, o melhor é não parar e seguir em frente até isso terminar. Essa é uma verdade nessa fase. O lado positivo do estágio 3 é que ele destrói muitas das ilusões que temos a respeito de nós mesmos e de quem está ao nosso lado, abrindo nossos olhos para a realidade.

Essa é a hora de matar qualquer projeção de um par perfeito que você tenha feito um dia, para então passar para a próxima fase. Aqui, temos a oportunidade de nos tornarmos mais amáveis, de valorizarmos mais quem escolhemos para dividir a nossa vida.

4. Vocês criam um amor real e duradouro

Uma das grandes maravilhas de confrontar a infelicidade que aparece no estágio anterior, é que vocês terão a oportunidade de chegar às razões do que causa dor e conflito. Todos temos feridas que precisam ser curadas.

É bastante comum traumas da nossa infância influenciarem nossa saúde física, emocional e nossos relacionamentos amorosos. Então, o casal deve ajudar um ao outro a encontrar a cura. Assim, o amor e a felicidade do início começam a fazer parte da rotina novamente.

Quanto mais você trabalhar a aceitação e compreensão de quem está ao seu lado, mais fácil ficará aprender a amar ao outro e, principalmente, a si mesmo.

5. Vocês usam essa união para mudar o mundo

Em meio ao mundo violento em que vivemos, cheio de conflitos, precisamos parar e pensar: se não conseguirmos encontrar a paz nem mesmo entre duas pessoas que se amam, que chance temos de criar um planeta tranquilo para todos?

Se você e seu par conseguiram superar as diferenças e encontrar um amor verdadeiro e duradouro, talvez vocês possam trabalhar para replicar isso fora do relacionamento. Todo casal tem o poder de dois, seja para a causa que acharem valer a pena lutar.

O que importa é usar essa energia e sabedoria para melhorar a forma de se viver na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, estado, país e no mundo todo!

Continue a sua leitura com esse post sobre Como manter o amor no relacionamento?

Compra Antecipada!

Reserve com pelo menos 60 dias de antecedência e obtenha 12% de desconto.

Diárias a partir de

R$ 514

em até 10X

Ver Detalhes

4 dicas de como encontrar hotéis diferentes para se hospedar

Quando você vai viajar, um dos itens que mais merecem a sua atenção é a… ...

Saiba Mais

Quem são os proprietários dos hotéis boutique mais inovadores do mundo? Veja aqui!

O setor hoteleiro vem passando por mudanças e os players do mercado estão cada vez mais se… ...

Saiba Mais

Arquiteto turco planeja um Hotel Boutique na beira do penhasco

Um Hotel Boutique é aquele que foge de qualquer padrão hoteleiro, oferecendo aos seus clientes… ...

Saiba Mais
Ver mais notícias