10 dicas para viajar e coletar experiências

Ser turista é trocar informações, respeitar costumes locais, ser agradável para tornar a viagem compensadora

Você está acostumado a viajar? 
 
Se a resposta é sim, que bacana, você com certeza tem muitas dicas para contribuir conosco e formar turistas que serão lembrados em todos os locais por onde passarem.
 
Não é preciso dizer que educação, acima de tudo, é o ponto principal para isso. No entanto, quem gosta de viajar sabe que nem sempre ela está presente. Por isso, nós do Ilha de Toque Toque Boutique Hotel costumamos ouvir as experiências de viagens de nossos hóspedes e como o contato com novas pessoas, culturas, costumes e, claro, os serviços que desfrutam, podem ser dicas valiosas para quem deseja entrar para as descobertas do mundo dos passeios e viagens pelo Brasil ou pelo mundo afora.
 
Que tal marcar presença por onde passar, deixar suas impressões e, quando sair de um hotel, uma pousada, ou da casa de alguém que o recebeu, deixar muita, mas muita saudade? Afinal, de que adianta sair para lugares diferentes e não fazer o principal: amizade?
 
Para ser um turista que todos respeitam e gostariam de recebê-lo novamente, que tal seguir alguns passos?
 
Vamos a eles:
 
* Sorrir sempre! A gentileza é fundamental para se relacionar em qualquer lugar do planeta, aqui no Brasil ou lá fora. Além de gerar mais gentileza, tudo fica mais fácil.
 
* Interesse: para troca de experiências, demonstre que você tem interesse pelo local e pelas pessoas.
 
* Roupas: nem sempre podemos, mesmo sendo turista, exagerar nas vestimentas. É sempre respeitoso observar as regras de cada lugar. Se for a um templo ou igreja, por exemplo, use a roupa adequada à religião local, já que em muitos locais as regras são diferentes da nossa.
 
* Opiniões: ao adaptar-se aos costumes locais evite impor opiniões contrárias, principalmente quando se experimenta, por exemplo, a culinária regional ou na visita a pontos turísticos.
 
* Fotos e selfies: antes de sair fazendo pose que tal saber se pode ou não fazer foto no local que está visitando? Museus e galerias de arte, por exemplo, geralmente têm normas de restrição de flash para não prejudicar as obras ou expô-las demasiadamente. Evite o exagero dosselfies, para não prejudicar as pessoas que estão ao lado ou à sua volta.
 
* Conflito: não criar situações assim ajuda a compreender melhor como funcionam os locais por onde passeará, atitudes agressivas trazem também uma imagem negativa de você para equipes de atendimento, moradores locais, além de afetar a imagem de onde você é (país, estado ou cidade).
 
* Horários: a prática na viagem deve ser diferente da que você pratica no dia a dia. Se a viagem é em grupo, não atrase nos horários, senão atrasa todos os demais e também os guias, se houver.
 
* Estadias: ser discreto em estadias nos hotéis, pousadas ou em residências alugadas e de amigos é sempre uma forma de mostrar respeito e educação, não fazendo barulho demasiado, uma regra simples de convivência.
 
* Costumes locais: respeite os costumes dos locais, detalhes como cumprimentar pessoas ou interagir com elas são ótimas maneiras de
 
demonstrar respeito.
 
* Culinária local: experimentar sabores pode ser surpreendente, satisfazer ou não. Mesmo no caso negativo não faça comentários jocosos e pejorativos. Se você se prontificou a experimentar, saiba como dizer se é bom ou não. Aliás, experimentar antes de pedir pratos locais é sempre importante, conversando com outros ou analisando as dicas de quem já experimentou.
 

Compra Antecipada!

Reserve com pelo menos 60 dias de antecedência e obtenha 12% de desconto.

Diárias a partir de

R$ 514

em até 10X

Ver Detalhes

3 dicas para tirar lindas fotos de casal na praia

Nada como um cenário deslumbrante perto do mar para criar memórias de momentos… ...

Saiba Mais

Quer renovar as energias? Então venha passar o Réveillon 2019 no litoral norte de SP!

O destino mais procurado pelos brasileiros para o final de ano é a praia. Se você quer passar… ...

Saiba Mais

Tudo o que você precisa saber para decidir passar o Natal 2018 na praia!

Se você está no time das pessoas que ainda não decidiram para onde ir nas festas de final… ...

Saiba Mais
Ver mais notícias